Gutenberg Ventures

SEC indicia 8 influenciadores por manipulação milionária do mercado de ações

A Securities and Exchange Commission (SEC) anunciou nesta semana um novo processo contra oito influenciadores dos EUA, por executar estratégias do tipo Pump and Dump, visando a obtenção de lucros milionários.

Segundo informações reveladas pela SEC, os influenciadores aproveitaram seu posicionamento para manipular o mercado de ações e obter vantagens na compra e venda destes ativos.

As investigações da SEC afirmam que os investigados utilizaram suas comunidades em redes sociais para reunir investidores novatos, alimentando-os com desinformação para lucrar fraudulentamente mais de R$ 500 milhões.

O que é Pump and Dump?

O Pump and Dump é um esquema que geralmente ocorre quando uma empresa, baleia ou alguma pessoa com capacidade de manipular a opinião de um grande número de usuários, inicia uma campanha visando atrair pessoas para um determinado mercado ou ativo.

Estes esquemas acontecem da seguinte forma:

  1. O golpista compra um ativo.
  2. Comercializa o ativo falando sobre seu potencial técnico e potencial de retorno.
  3. Espera que todos seus seguidores ou pessoas influenciadas comprem o ativo.
  4. O golpista vende o ativo com um preço maior ao inicial.
  5. O ativo perde seu valor drasticamente.

Durante os últimos meses, essas movimentações foram realizadas com frequência no mercado de criptoativos, em projetos ligados ao metaverso e os NFTs. Entretanto, os golpistas parecem estar aperfeiçoando a técnica para ser utilizada no mercado de ações.

Por este motivo, a Securities and Exchange Commission dos EUA afirmou que combateram este tipo de ações no mercado tradicional, investigando campanhas de diferentes personalidades que possam representar um risco para novos investidores.

Fonte da notícia : https://www.criptofacil.com/sec-indicia-8-influenciadores-por-manipulacao-milionaria-do-mercado-de-acoes/

Data da publicação : 2022-12-16 08:48:58

#SEC #indicia #influenciadores #por #manipulação #milionária #mercado #ações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *