Gutenberg Ventures

Os principais desafios da internacionalização dos negócios – Revista AdNormas

Javier Marbec – 

Nos últimos dez anos, temos visto um movimento crescente de empresas brasileiras e de toda a América Latina ampliando presença em mercados internacionais, sobretudo regionalmente. Diante disso, é importante compreender que existem condições determinantes para potencializar o sucesso dessa expansão internacional das empresas latinas.

Escrevo isso porque, acompanhando os esforços de internacionalização de diversas empresas na região há anos, sei que não é uma tarefa fácil estabelecer toda a estrutura de negócio em um país vizinho, principalmente por conta dos desafios administrativos e legais. De acordo com o primeiro Barômetro Global Latam de Internacionalização de Empresas Latino-Americanas, estudo desenvolvido pela secretária-geral Ibero Americana, o principal obstáculo para as companhias da região é a regulação no país de destino, que costuma ser muito diferente em cada uma das nações do continente.

O segundo empecilho apresentado pelo estudo é o sistema tributário dentro do próprio país, que implica em mudanças significativas na tributação para atividades das operações e vendas realizadas no ext…


Artigo atualizado em 13/12/2022 04:42.

Fonte da notícia : https://revistaadnormas.com.br/2022/12/13/os-principais-desafios-da-internacionalizacao-dos-negocios

Data da publicação : 2022-12-13 21:00:53

#principais #desafios #internacionalização #dos #negócios #Revista #AdNormas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *