Gutenberg Ventures

Marina Silva diz que Lula dará ‘mais alta prioridade’ ao ambiente – BBC News Brasil

Marina Silva diz que Lula dará ‘mais alta prioridade’ ao ambiente

Cotada para assumir o Ministério do Meio Ambiente no próximo governo, a deputada federal eleita Marina Silva disse em entrevista à BBC News Brasil, durante a COP27, que a tarefa de combater o desmatamento “não será fácil”.

Segundo ela, o quadro atual é “incomparavelmente mais grave” que o existente quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a Presidência pela primeira vez, em 2003.

“Não é algo que seja fácil, porque hoje nós temos uma situação incomparavelmente mais grave do que tínhamos em 2003, mas temos uma vantagem. Nós já temos uma experiência que deu certo.”

Marina foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula de 2003 a 2008, quando implementou um programa de proteção ambiental que reduziu em 67% o desmatamento nos dois mandatos do petista.

Ela deixou o ministério em 2008 após desentendimentos com ministros de outras pastas, que a acusavam de travar projetos de desenvolvimento, como o Programa de Aceleração do Crescimento, na época gerido por Dilma Rousseff. Sem receber apoio de Lula diante de pressões para flexibilizar regras ambientais, pediu demissão.

Agora, com a vitória do ex-presidente nas urnas, Marina Silva volta a ser cotada para comandar o ministério.

Perguntada por nossos repórteres Nathalia Passarinho e André Biernath sobre por que considera que dessa vez seria diferente, Marina Silva disse que “Lula mudou”.

Segundo ela, no próximo governo, proteção ambiental será um compromisso de todos os ministérios, não apenas do Ministério do Meio Ambiente.

Fonte da notícia : https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63628549

Data da publicação : 2022-11-14 15:27:23

#Marina #Silva #diz #Lula #dará #mais #alta #prioridade #ambiente #BBC #News #Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *