Gutenberg Ventures

Invenções malucas e outras curiosidades na CES 2022




Divulgação/CES

Foto: GameON

Todo ano vemos as mais diversas invenções tecnológicas durante a CES, Consumer Electronics Show, a maior feira de tecnologia do mundo. Entre novos smartphones, smart TVs, notebooks gamers, carros e diversos outros aparelhos, vez ou outra aparecem algumas invenções bem peculiares, curiosas ou até mesmo algumas bizarras. Durante os dias que a feira esteve disponível em Las Vegas, podemos reunir alguns dos produtos na CES 2022 que mais chamaram a atenção. Vem conferir com a gente!

Mesa de massagem robótica

Começando a nossa lista dos produtos diferentes na CES 2022, vamos falar sobre a mesa de massagem robótica. Construída pela Massage Robotics, essa invenção oferece massagens de dois braços robóticos. Você deve se posicionar na maca deitado de bruços – no caso de massagem nas costas, por exemplo – e, através de comandos de voz, solicitar o que você gostaria que o robô executasse.



Divulgação/CES

Divulgação/CES

Foto: GameON

Essa invenção foi construída para que pessoas com resistência a receber massagem de humanos possam se sentir mais confortáveis e relaxar com mais facilidade. O aparelho ainda consegue identificar suas necessidades e cronometra o tempo pelo qual a massagem será realizada, inclusive o local ideal para a massagem. O valor médio para a aquisição é de US$ 310 mil. Apesar de, teoricamente, fazer uma sessão de massagem, a ideia de ter uma máquina fazendo esse tipo de atividade pode assustar algumas pessoas, né?

Verificador de COVID-19

A pandemia de COVID-19 assola o mundo há dois anos e provavelmente teremos mais algum caminho a percorrer em 2022. Pensando em facilitar a prevenção da doença, que traz tantos sintomas subjetivos, a ViraWarn criou o aparelho OPTEEV Freedom, capaz de escanear e identificar diversos tipo de vírus, incluindo o coronavírus.

Com tantas pessoas morrendo apenas na primeira metade de 2021, mais do que no ano todo de 2020, está claro que ainda não nos livramos dessa pandemia”, afirma Conrad Bessemer, presidente e cofundador da Opteev.



Divulgação/CES

Divulgação/CES

Foto: GameON

Além do verificador portátil, que pode ser usado após você ter ido ao supermercado, academia ou farmácia, a empresa também desenvolveu outro aparelho, também para prevenção – de vírus em geral, mas também do coronavírus, que funciona como um “purificador de ar”. Ele fica no ambiente e identifica se há a presença de algum vírus no local.

Robô humanoide, Ameca

Sucesso no YouTube, a Ameca é um robô que possui características e funções extremamente similares às humanas. Feições faciais, reações e expressões são algumas das coisas que mais impressionam neste robô. Construída pela britânica Engineered Arts, a Ameca já havia aparecido em vídeos do YouTube, no ano passado, mas foi formalmente apresentada durante a CES 2022.



Divulgação/CES

Divulgação/CES

Foto: GameON

Quando vemos estruturas, imagens ou vídeos que oferecem funções naturais, mas que nosso cérebro sabe que não são reais, classificamos esse efeito como “vale da estranheza”, compartilhado por muitos ao se depararem com a Ameca. Realmente, ver um robô com expressões faciais tão fluidas, como as de um humano, pode assustar os desavisados por aí.

Escova de dentes express

Há muitos preguiçosos por aí que, quando têm a chance de adquirir qualquer produto ou serviço para facilitar a vida deles, já se animam. A novidade aqui é a Y-Brush, escova de dentes que promete finalizar sua higienização em incríveis dez segundos. Prometendo ser tão eficaz quanto as escovas tradicionais, a Y-Brush está sendo atualmente vendida em mais de 50 países.



Divulgação/CES

Divulgação/CES

Foto: GameON

Sua última versão foi apresentada na CES 2017, como protótipo, mas agora ela está mais aprimorada em suas tecnologias envolvidas. Com um motor interno, basta posicionar a escova na arcada dentária superior, deixar agir por alguns segundos, e depois posicionar na arcada dentária inferior. Neste caso você deve apenas se movimentar levemente para que a escova consiga atingir completamente todos os dentes.

Gato que morde dedo

É literalmente isso que você leu: a invenção agora é de um gato que morde dedos. Um fofo gatinho de pelúcia chamado Amagami Ham Ham, desenvolvido pela Yukai Engineering, foi construído para saciar o desejo de muitas [?] pessoas: ter seu dedo mordido por algum bichinho que, neste caso, é um gato – apesar de haver a versão de cachorro também, o gato parece se destacar nessa novidade.

Possuindo mais de 20 variações de mordida, basta você posicionar o seu dedo na boca do gato de pelúcia para ele começar sua sessão de mordidas – que para muitas pessoas pode ser considerado terapêutico e até mesmo uma atividade de distração.



Divulgação/CES

Divulgação/CES

Foto: GameON

A maioria das pessoas gosta da sensação de mordiscar, mas sabem que precisam ensinar seus filhos ou animais de estimação a não fazê-lo, pois crianças e animais irão mordê-los com força total eventualmente”, afirmou Tsubasa Tominaga, chefe de marketing da Yukai Engineering.

Aparatos para metaverso

Sensação no mundo virtual, o metaverso foi um assunto bastante falado durante o ano de 2021 e já chegamos em 2022 com aprimoramentos na exploração deste assunto. Desenvolvido pela Shiftall, parceira da Panasonic, os produtos para aumentar a experiência no metaverso incluem colete, luvas e o clássico headset em VR.

Entre as ferramentas, há o Pebble Feel, que fica alocado no pescoço e oferece temperaturas quentes ou frias, de acordo com o ambiente em que você se encontra no metaverso; o headset VR para que você enxergue o que está acontecendo; bem como um microfone para que você interaja com o que for possível.



Divulgação/CES

Divulgação/CES

Foto: GameON

Outra empresa também desenvolveu luvas e um colete que simulam toques e sensações. Todos esses equipamentos prometem elevar o metaverso a outro nível e oferecem uma experiência muito mais imersiva do que simplesmente enxergar e utilizar um joystick para interagir com o ambiente.

Lâmpada da saúde

A pandemia de COVID-19 trouxe consigo uma grande preocupação mundial sobre o estado de saúde da população – ou pelo menos para algumas pessoas. Pensando nisso, a startup Sengled, dos Estados Unidos, desenvolveu uma lâmpada que escaneia o ambiente e envia as informações coletadas para um aplicativo de smartphone.



Divulgação/CES

Divulgação/CES

Foto: GameON

A lâmpada utiliza tecnologia Frequency Modulated Continuous Wave (FMCW) como um radar para rastrear o local e verificar condições como batimentos cardíacos, temperatura corporal e padrões de sono. A inteligência artificial inclusa na lâmpada, combinada com o sistema de radar, consegue identificar estes fatores numa sala ou até mesmo na casa toda, caso haja uma lâmpada dessa em cada cômodo. Ainda não há previsão sobre valores do produto, mas a empresa acredita que a disponibilização para compra será realizada ao final deste ano.

Bike com monitor

A LG trouxe para a CES 2022 o conceito de bike, mais semelhante a um monociclo, que vem acoplada num aparelho que junta três monitores de forma vertical. Dessa maneira, a pessoa que fizer o exercício, assistirá no monitor algo como parques e lugares arborizados pela extensão dos monitores que vão do chão a um ponto próximo da cabeça.



Divulgação/CES

Divulgação/CES

Foto: GameON

Pessoas que não podem aproveitar muito tempo fora de casa e precisam se exercitar agora podem misturar isso ao fato de conter uma simulação de áreas verdes do lado de fora. Apesar de a intenção ser boa e ter uma premissa interessante, esse tipo de tecnologia pode acabar afastando ainda mais as pessoas das ruas e de tomar, de fato, um ar fresco.

Lâmpada para disléxicos

Pessoas disléxicas têm dificuldade em fazer muitas coisas que demandam certa atenção, inclusive, ler livros. Por este motivo, uma empresa apresentou o Lilli Lamp, um aparelho que traz consigo uma lâmpada especial que ajuda pessoas disléxicas a lerem livros com mais facilidade durante mais tempo.



Divulgação/CES

Divulgação/CES

Foto: GameON

No caso, a lâmpada gera flashes de luz que são invisíveis a olho nu que fazem com que a percepção das coisas, como os parágrafos, frases e linhas, seja mais organizada. Dessa maneira, pessoas com dislexia, que acabam desistindo de algumas atividades no meio, ou até nem começam, por conta da disfunção que têm, podem se sentir estimuladas a prosseguir com a leitura de um bom livro, por exemplo.

Controle remoto com auto carregamento

E, por fim, um novo controle remoto da Samsung que pode fazer recargas de sua bateria ao se alimentar de ondas de rádio. Sem pilhas, sem trocas de baterias e também sem energia solar – a Samsung já desenvolveu um controle a partir de energia solar –, agora é a vez das frequências de rádio.



Divulgação/CES

Divulgação/CES

Foto: GameON

No caso, o controle pode ser recarregado por qualquer emissão de ondas de rádio, como as ondas emitidas pelo roteador Wi-Fi. Dessa maneira é possível manter o controle sempre próximo do roteador para que ele funcione sempre, sem a necessidade de comprar pilhas ou recarregar de qualquer outra maneira a não ser de forma passiva.

Esses foram apenas alguns dos vários produtos na CES 2022 que se mostraram os mais diferentes. Alguns podem até ser bizarros, outros já são diferentes, mas úteis. E você, o que achou dessas invenções? Viu alguma outra que achou interessante? Fale pra gente nos comentários!

Fonte da notícia : https://www.terra.com.br/gameon/tech/invencoes-malucas-e-outras-curiosidades-na-ces-2022,c169efeaa448526ccbf3aa2a2b3296b0lwtjbm4f.html

Data da publicação : 2022-01-09 04:48:29

#Invenções #malucas #outras #curiosidades #CES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.