Gutenberg Ventures

Como manter a sua identidade protegida no metaverso? | Detetive TC

A alteração do nome do Facebook para Meta no ano passado, com a aposta no “metaverso”, despertou o interesse das empresas de se prepararem e das pessoas de saberem como será este novo universo virtual proposto por Mark Zuckerberg.

O nome foi proposto pelo escritor de ficção científica Neil Stevenson, em 1992, na obra Snow Crash. O romance tratava o termo como o futuro da internet, em um ambiente no qual os indivíduos conseguem se conectar por avatares, em uma simulação do mundo real.









Economia e mercado
06 Jan




Facebook Connect: Zuckerberg aposta em "Metaverso" com realidade aumentada





Feiras e eventos
28 Out


De acordo com a empresa especialista em cibersegurança Kaspersky, por se tratar de um tema voltado ao futuro do meio digital, é necessário sempre ter atenção para manter a segurança das identidades digitais.

“Ao aceitar o fato de que o metaverso é um dos elementos do futuro, os internautas devem pensar sobre a segurança dos avatares digitais e possíveis ameaças que podem ser relevantes para os metaversos.”






Kaspersky

Em outras palavras, como todas as novidades tecnológicas, a novidade demanda uma preocupação maior com a segurança digital dos usuários. Afinal, quais são os maiores perigos e como se proteger dentro do ambiente do metaverso? A coluna Detetive TudoCelular detalha a você a seguir.

Roubo de identidade



Um dos grandes perigos do metaverso está no roubo de identidade e sequestro de contas, caso você esteja logado com redes sociais e jogos multiplayer. Esse tipo de ameaça gera risco em uma série de outros pontos.

Um deles está na chantagem por parte dos cibercriminosos, ao usar as informações sensíveis roubadas dos usuários. Os bandidos ainda podem usar o avatar para fraude com conhecidos, em um sistema similar aos famosos golpes do WhatsApp.

Além disso, outro perigo está no roubo de moedas virtuais, quando associadas a um cartão ou carteiras virtuais, bem como itens caros de jogos, como skins.

Engenharia social



É importante prestar atenção em possíveis estratégias da chamada engenharia social, quando os criminosos se aproveitam de fragilidades humanas para se aproveitar das pessoas no mundo virtual – como são os casos atuais de fraudes em aplicativos de namoro.

Essa situação pode causar consequências que vão desde o chamado catfishing – quando uma pessoa cria uma identidade falsa nas redes sociais – ou o doxing – ao revelar dados privados sobre alguém na internet.

Blockchain



Você já ouviu falar no jogo Decentraland? Caso não conheça, ele consiste em um game que também utiliza avatars para explorar o mundo virtual. Assim como o metaverso, ele preserva a identidade do usuário por meio de uma carteira – criptowallet.

Visto que esse tipo de segurança sempre atrai a atenção de cibercriminosos, é válido tomar algumas precauções para isso. Desde não manter todos os tokens em um mesmo espaço, como também armazenar ativos em uma carteira fria.

Outra dica importante está em salvar todas as senhas e códigos que observar durante a configuração da carteira, para se certificar de que não irá perdê-los. Por outro lado, o uso de um gerenciador de senhas, para um armazenamento mais seguro, também é recomendado.

Privacidade de adultos e crianas



Para completar, o metaverso exige uma grande atenção às suas informações pessoais, assim como as redes sociais. A diferença é que a nova tecnologia acontecerá em uma realidade virtual – o que demanda novos cuidados, já que você poderá se encontrar diretamente com cibercriminosos.

Esses cuidados não devem se limitar apenas a adultos, mas também – principalmente – a crianças que poderão adentrar a esse metaverso – assim como no caso do game Roblox. Portanto, evitar exposição desse público ajuda a não pôr em risco os filhos, sobrinhos ou outros ainda na infância.

Qual é a sua avaliação sobre os riscos de segurança no futuro metaverso? Deixe sua opinião para a gente no espaço abaixo.

Fonte da notícia : https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n184824/como-manter-identidade-protegida-no-metaverso.html

Data da publicação : 2022-01-11 18:50:19

#Como #manter #sua #identidade #protegida #metaverso #Detetive

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.