Gutenberg Ventures

Com o Programa Água Doce, Maranhão recebe mais de R$ 6 milhões para investimentos em 16 cidades

Nesta sexta-feira (16), o Maranhão recebeu mais recursos para garantir água de qualidade para os municípios que sofrem com a escassez desse bem. A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou a assinatura do contrato de prestação de serviço do Programa Água Doce (PAD), para efetuar a implantação de sistemas de dessalinização em 16 municípios do semiárido do estado.

O valor global do contrato é de R$ 6.434.628,82 que beneficiará aproximadamente 1.105 famílias, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão dos sistemas de dessalinização.

Serão contemplados os municípios de Água Doce, Araioses, Buriti, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Pirapemas, Vargem Grande, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Codó, Coroatá, Caxias, Duque Bacelar, São João do Sóter, Timbiras e Timon, cujo público-alvo é composto por agricultores familiares, comunidades quilombolas e assentados de programas dos governos estadual e federal.

Para o secretário-adjunto da SAF, Jadiel Lins, essa é uma grande conquista para o Maranhão. “O Programa, via SAF, vai garantir melhor qualidade de vida para a parcela da população que necessita tanto desta política de alcance social inestimável, já que a água é um dos recursos mais preciosos e imprescindíveis para a existência humana”, disse o adjunto.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), executado no Maranhão pela SAF, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Busca o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano e produção. O programa atua, prioritariamente, em comunidades rurais e conta com uma rede de cerca de 200 instituições, envolvendo 10 estados e parceiros federais.

Fonte da notícia : https://omaranhense.com/com-o-programa-agua-doce-maranhao-recebe-mais-de-r-6-milhoes-para-investimentos-em-16-cidades/

Data da publicação : 2022-12-17 12:10:29

#Programa #Água #Doce #Maranhão #recebe #mais #milhões #para #investimentos #cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *